segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Semana Vocacional - Curitiba - PR


SEMANA VOCACIONAL

Paróquia são Pedro – Umbará

CURITIBA-PR

13-19 de Agosto de 2012



Entre os dias 13 e 19 de agosto aconteceu, na Paróquia São Pedro - Umbará - Curitiba - Pr, a Semana Vocacional. Aos cuidados do Pe. Paulo Rogério Caovila, CS, em colaboração com as Irmãs Filhas de Nossa Senhora de Misericórdia e Leigos, o Serviço de Animação Vocacional continuou sua missão de multiplicar na Igreja os motivos de gratidão e reconhecimento pela ação missionária e eclesial dos Scalabrinianos em seus 125 anos de Fundação, a serem celebrados no próximo dia 28 de novembro de 2012. Esta ação evangelizadora de formação à consciência e ao vigor vocacional ocorreu em consonância com a já famosa Festa das Capelinhas, a qual surgiu por volta do ano de 1947 sob o comando do nosso coirmão – de saudosa memória – Pe. Pedro Rigo, CS.

Descrever cada momento de tantas visitas a escolas e comunidades, de encontros com pessoas, grupos e movimentos é praticamente impossível; e, mais complexo ainda, pensar traduzir atos em letras. O fato é que vivemos tempos difíceis; tempos onde para falar de Deus há que se ter palavras moderadas; tempos em que falar com jovens há que se ter dom, procurando a esmo maneiras certas, palavras apropriadas. Contudo, o movente de tudo é que a Vida constitui dado urgente. Para dizer, o viver não pode ser reduzido a banalidades.

Neste sentido, a grande mensagem da Semana Vocacional foi a grandeza da vida e seu valor, incansavelmente passada a centenas de jovens e adolescentes, cada vez com frases novas, observando rostos estampando reações de aceitação ou de rejeição, refazendo com eles os caminhos da interioridade de fatos antes desconhecidos, vistos com olhos mergulhados em lágrimas ou em risos soltos e projeção de sentimentos, assim como de explosões, de expressões enriquecidas por olhares de euforia e dúvida, mas também olhares cheios de angústia e esperança colocados sobre imagens projetadas em telas e paredes. São filhos, estes, das novas massas de migrantes relocados que aportam em nossas atuais comunidades em construção.

Dando uma pausa na sequência de momentos e dias às vidas subjugadas pela ditadura do ter e do parecer, á luz do tema do Ano Vocacional: “Comunidade e Vocação”, aproveitou-se para um tempo de semeadura e de cultivo para a dimensão comunitária e aos valores de solidariedade humana. Conjugada ao grande e tradicional evento da Visita de Nossa Senhora Peregrina, também dita dos Migrantes, e da legendária Festa das Capelinhas, a Semana Vocacional da Paróquia São Pedro-Umbará – referendada pela contínua chamada ao mandato do Ano Vocacional Scalabriniano 2012 –, foi um rico tempo de graça e de anúncio.

Agradecemos imensamente à equipe de ação e missão coordenada pelo Pe. Paulo Caovila, em unidade com as Irmãs Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, dos Leigos Scalabrinianos e voluntários. Rezamos a fim de que, pela intercessão do Bem-aventurado João Batista Scalabrini e de Santa Maria Josefa Rossello, floresçam novas e generosas vocações a serviço dos irmãos e irmãs de toda a Igreja. Para isto suplicamos:“Fica conosco, Senhor”!



Pe. Miguel Longhi, CS

Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário