Quem somos


      A Juventude Escalabriniana (JUVES) é um movimento de jovens católicos que, seguindo os passos de Jesus Cristo, colocam-se nas pegadas do Bem-aventurado João Batista Scalabrini, bispo e apóstolo dos migrantes. São jovens organizados das missões scalabrinianas e de outras missões que buscam seguir o caminho do Senhor através da espiritualidade scalabriniana.
Entre as muitas possibilidades de viver as espiritualidades cristãs, todas concentradas no único mestre Jesus, a juventude scalabriniana se esforça em "tornar-se migrante com os migrantes", ou seja, de estar presente, em nome da Igreja, nas situações em que a acolhida, a comunhão, a universalidade, a fraternidade e a dignidade são um desafio permanente à fé e à solidariedade.
Os jovens scalabrinianos lutam com muita humildade e testemunham o amor de Deus, valorizando as diferenças, no meio dos êxodos e exílios dos homens e mulheres de hoje. Num mundo como o nosso, marcado pelas diferenças, os jovens assumem o compromisso de criar comunhão a partir das diferenças e não apesar das diferenças.

     A intuição de caminhar organizados foi crescendo aos poucos. Amadureceu e se desenvolveu, através da criatividade e do dinamismo de cada jovem comprometido com a causa dos migrantes. Da mesma forma que uma pedra lançada na água, os círculos vão se espalhando, se alargando... Assim, este jeito de seguir Jesus Cristo está se difundindo em vários pontos do Brasil e de outros países.Esse jeito jovem de ser scalabriniano é coordenado por equipes de assessores, ligados diretamente às congregações scalabrinianas. A missão dos coordenadores é proporcionar aos grupos de jovens uma sensibilidade e um compromisso de servir e acolher os migrantes no local em que vivem. Para que esse objetivo aconteça, os assessores coordenam o andamento do Projeto Missionário e estruturam as metodologias que auxiliam os grupos de jovens das comunidades eclesiais.Hoje, as perspectivas são muitas e variadas: criar grupos de jovens que sejam capazes de acolher e de valorizar as pessoas e suas histórias; testemunhar que o migrante não é uma ameaça, mas uma riqueza; reler a bíblia a partir da perspectiva do migrante; sensibilizar as comunidades cristãs sobre o valor da acolhida; anunciar o plano de Deus no contexto migratório e denunciar os projetos de exclusão, marginalização e exploração.



"Levai onde quer que esteja um migrante 
o conforto da fé e o sorriso da pátria."
Scalabrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário