segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CF 2013





Campanha da Fraternidade 2013


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

A Campanha da Fraternidade (CF) criada pela Conferência Episcopal do Brasil tem como objetivo aprofundar as questões que envolvem a vida das pessoas dentro e fora da Igreja, principalmente as questões sociais que atinge milhares de pessoas em nossa sociedade. Neste ano, a juventude protagoniza a Campanha, com o tema “Fraternidade e Juventude” a CF 2013 já anuncia e assume como lema o espírito missionário da Jornada Mundial da Juventude (que ocorre em Julho aqui no Brasil), a Igreja convida aos jovens para assumirem a missão de evangelizadores, provocando neles este compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade, o que é explorado no lema: “Eis-me aqui! Envia-me” (Is 6,8).



Com a eficiência dos meios de comunicação, cada vez mais tecnológicos, rápidos e globalizados, mudou-se a forma de evangelizar, o jovem de hoje propõe um novo modo de se fazer Igreja, levam o seu seguimento a Cristo, suas experiências e vivências eclesiais a um mundo sem fronteiras. E é nesse contexto que a CF 2013 vem de encontro à juventude, com os seguintes objetivos (conforme CNBB):


1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.


Deste modo, a CNBB vem evidenciar o jovem para que estes possam encontrar: acolhida, espaços, orientação e motivação. O que significa para a juventude mais vez e voz, pois como diria o Papa João Paulo II:“Precisamos de Santos de calça jeans e tênis, [...] de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.”.




Emilly Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário