segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SCALABRINE-SE


Juventude Escalabriana, a minha e nossa JUVES. Juventude que segue os passos de Scalabrini, juventude que não tem idade para levantar a bandeira da acolhida que abraça o novo, o velho, o diferente, o cristão e o pagão. Essa é a nossa juventude, sem distâncias, sem melanina, sem fronteiras. 

Assim, este jeito de seguir Jesus Cristo está se difundindo em vários pontos do Brasil e de outros países. Esse jeito jovem de ser scalabriniano é coordenado por equipes de assessores, ligados diretamente às congregações scalabrinianas.

"Levai onde quer que esteja um migrante
o conforto da fé e o sorriso da pátria."
Scalabrini


A JUVES de Vicente de Carvalho se uniu dia 16 de Setembro na Paróquia Nossa Senhora da Paz a tantos outros jovens scalabrinianos do estado, numa só voz, numa só certeza de fé celebramos a cultura, relembramos caminhadas e respiramos as diversidades. Eis que o encontro convidava cada um a se encher deste carisma, a enxergar o próximo como irmão, seja ele migrante de pátria, migrante de postura, migrante de lutas, migrante de religião... num neologismo perfeito exclamávamos: SCALABRINI-SE.

Poderíamos ser apenas jovens, mas escolhemos ser jovens scalabrinianos, e nas palavras do seminarista Sérgio Riccuto: “você descobre que ao lado de você, existem outros, descobre que não esta sozinho nesta jornada ... descobre que estamos todos no mesmo barco, muitos, juntos ... apertados, como nossos migrantes estavam, e estão... apertados ... É só nesses momentos que nós entendemos a 'importância de compartilhar. De mãos dadas, as coisas mudam e a estrada é clara e juntos temos a coragem (que às vezes estando só não se tem) para pegar nossas coisas, partir... Nestes momentos de maravilha, entendemos que vale a pena tentar novamente, arriscar, mudar a vida para algo que vale, apostando e descobrindo que o nosso lugar é o mundo inteiro...”

Emilly Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário